A CURCUMINA PODE ATRASAR O DESENVOLVIMENTO

DA CIRROSE

Um relatório publicado em 24 de março de 2010 na Revista Gut, revela que a curcumina, um composto que ocorre no tempero cúrcuma, poderia ajudar a retardar os danos que causa a cirrose hepática.

" Colangiopatias crônicas (doenças das vias biliares do fígado), como colangite esclerosante primária (PSC) e a  cirrose biliar primária é caracterizada  pela inflamação progressiva e subsequente desenvolvimento de fibrose e cirrose biliar". Os  autores escrevem na introdução do artigo: "Desde que a eficácia das terapias disponíveis, atualmente, para retardar a progressão da colangiopatia é limitada, há uma necessidade urgente de novas e eficazes estratégias de tratamento médico".

Para sua pesquisa, Michael Trauner da Universidade Médica de Graz, na Àustria, e seus colegas usaram o normal "tipo selvagem", ratos e camundongos criados  para desenvolver a doença crônica do duto biliar. Os animais receberam uma dieta controle ou dieta enriquecida com curcumina para 4 ou 8 semanas, após isto o sangue e amostras de tecidos foram analisados.

Os animais geneticamente modificados que receberam a curcumina para 4 e 8 semanas experimentaram redução do bloqueio do duto biliar e menor dano celular e fibrose do fígado, em comparação com aqueles que receberam uma dieta normal. Os pesquisadores descobriram que a curcumina interfere com vários processos inflamatórios de sinalização. O composto parece inibir a progressão da fibrose, ao invés de reverter  o que já ocorreu.

O estudo é o primeiro de seu tipo para examinar os efeitos da curcumina na inflamação  do duto biliar e do fígado de danos em um modelo de rato. Os resultados sugerem o potencial da curcumina para ser avaliado como uma alternativa eficaz para o ácido ursodesoxicólico (apenas o tratamento medicamentoso disponível), ou como um agente que pode ajudar a retardar a necessidade do transplante de fígado.

Revista de Bioquímica Médica.